“Lá vem o Cariri ali/ Com saco de pegar criança/ Pegando menino e moça/ Pegando tudo o que a vista alcança”

“Sou de longe sou daqui sou do Sertão do Cariri, trago ervas no lombo do burro pra vender em Guadalupe.”

A saga carnavalesca do velho Cariri olindense.

O Cariri é exibido ao ar livre em Guadalupe Há 86 anos, na madrugada de sexta para sábado, o Cariri Olindense sai do bairro de Guadalupe às 4h da manhã e percorre as ruas de Olinda seguido por uma orquestra de frevo.

Com longas barbas brancas e chapéu de palha, ele anda à cavalo e carrega um saco. Uma lenda diz que esse senhor seqüestra criancinhas, mas tudo não passa de uma brincadeira.

Essa assombração é o mascote da troça carnavalesca mais antiga da Cidade Alta, que virou tema de um curta-metragem, o documentário O Cariri, com nove minutos de duração, foi dirigido por Antonio Souza Leão, Cristiano Sidoti e Antonio de Olinda. Eles entrevistaram os organizadores da troça, filmaram sua saída e reconstituíram a lenda do personagem que lhe dá nome. As entrevistas são bem espontâneas, sem excessos de direcionamento, e conseguem transmitir o espírito anárquico da agremiação.

O Homem de Barbas longas assombração que abre o carnaval de Olinda – Foto: Roberta Guimarães

Segundo Souza Leão (também diretor do premiado curta O homem da mata), o Homem da Meia-Noite é,na verdade, uma dissidência do Cariri, que nasceu primeiro, apesar de sair quatro horas depois.

“Todos os anos, o Cariri só sai para as ruas depois de receber a chave do carnaval, que é levada até Guadalupe pelo Homem da Meia-Noite.”Essa é a abertura original do carnaval de Olinda”, explica o cineasta.

A letra do hino oficial do Cariri é um frevo famoso pelos versos: “Lá vem o Cariri ali/ Com saco de pegar criança/ Pegando menino e moça/ Pegando tudo o que a vista alcança”.A projeção do curta é realizada no Largo de Guadalupe, onde, a partir desta sexta, em todas as noites do carnaval, o projeto Cinema na Praça exibe vídeos pernambucanos sobre a folia.

Fonte: Blog Olinda Urgente

Fonte:

Iteia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s