Gilberto Freyre e construção da imagem do Homem do Nordeste

A alguns anos atrás, quando fazia a itinerãncia da Exposição “O Chão de Graciliano”  em Recife, na Fundação Joaquim Nabuco eu conheci o Museu do Homem do Nordeste e foi amor a primeira vista, um conteudo muito interessante e um Museu acolhedor, principalmente pelo carinho e da recepção das pessoas, algumas hoje amigas. E sempre que vou á cidade dou uma passada pra rever e absorver o que este homem nordestino tem pra nos ensinar.

Foto: Jefferson Duarte

São Calungas, Reis do Maracatu, Caboclos, Boiadeiros, demonstrações de fé e sincretismo religioso, santeiros do barro e da madeira, ex-votos e batuques. Um verdadeiro “Caldeirão Cultural” que se mantém vivo até os dias de hoje no Homem Nordestino. Portanto não é um Museu de coisas mortas, visitas ao passado e sim de pura e pulsante manifestação de uma cultura que se nega a morrer.

Foto: Jefferson Duarte

Com o nome de “Nordeste: territórios plurais, culturais e direitos coletivos”, esta primeira etapa, foi reaberta ao público com 750m2 de circuito expositivo, ficando 450m2 para serem inaugurados futuramente. Um belo e moderno trabalho de expografia, iluminação e sonorização que encanta aos olhos de quem visita.

O Museu está fazendo aniversário e convido a todos para comemorar com eles esta tão importante e querida instituição.

foto: Jefferson Duarte

A História

O Museu do Homem do Nordeste, de caráter histórico-antropológico, foi criado pelo sociólogo Gilberto Freyre, em 1979. Ligado à Diretoria de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Criado em 1979, O Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco é oriundo da fusão de três outros museus: o Museu de Antropologia, do então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, inaugurado em 1958; o Museu de Arte Popular, criado em 1955, pertencente ao Governo do Estado de Pernambuco; e o Museu do Açúcar, originalmente vinculado ao extinto Instituto de Açúcar e do Álcool, cujo acervo foi incorporado à Fundação em 1977.

Foto: Jefferson Duarte

Concebido como um museu antropológico, inspirado no culturalismo boasiano, o Muhne tem um acervo, cujas peças guardam registros da memória arquitetônica e da construção civil nos meios rural e urbano, recolhidas pelo sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre; reúne também a coleção de ex-votos, uma das primeiras do Brasil formada não apenas por cabeças e membros do corpo humano, mas também por réplicas de casas, moendas. A essas duas, oriundas do extinto Museu de Antropologia, somam-se as coleções de luminárias populares e de cachaça.

Foto Jefferson Duarte

Do antigo Museu de Arte Popular, vieram preciosidades da arte regional, como obras raras de Vitalino, Porfírio Faustino, Severino de Tracunhaém, Zé Caboclo e Zé Rodrigues.
Em 1977, com a incorporação do acervo do Museu do Açúcar, os lastros de representação histórica, social e cultural da Região foram ampliados, ajuntando registros da economia açucareira: tecnologia, instrumentos de trabalho no eito da cana, instrumentos de suplício, vida na senzala e no interior das casas grandes nos engenhos e sobrados urbanos.

Foto Jefferson Duarte

Hoje, o Museu reúne um acervo de aproximadamente 15.000 peças de caráter histórico, etnográfico e antropológico, que conduz à compreensão da formação histórico social da região Nordeste, bem como dos modos de vida e aspectos ligados à cultura dos grupos étnico-sociais que compuseram e compõem a atual região Nordeste do País. Dessa forma, o Museu do Homem do Nordeste constitui-se, hoje, num vasto campo de pesquisa histórico social, étnico cultural e étnico histórico.

Foto: Jefferson Duarte

Parabens ás pessoas que com muita dedicação e carinho, elevam o nome do museu como um dos mais importantes no Brasil.

Fernando Haddad – Ministro da Educação
Fernando José Freire – Presidente da Fundação Joaquim Nabuco
Rita de Cássia Araújo – Diretora de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco

Vânia Brayner – Coordenadora geral do Museu do Homem do Nordeste
Silvana Araújo – Coordenadora de Difusão Cultural
Silvia Brasileiro – Coordenadora de Programas Educativos
Maria Fernanda Pinheiro – Coordenadora de Museologia

Equipe:
Ademário Freitas, Augusto Pinto, Célia Guimarães, Ciema Mello, Edeildo Silva, Edelson Ramos, Geni Oliveira, Henrique Cruz, Henrique Magalhães, Irene Silva, Jefferson Souza, José Luiz Gomes, José Teixeira, Josiane Arruda, Maria Suassuna, Mário Rosendo, Marcos Pinto, Rizomildo Guedes, Valdir Bezerra.

Foto: jefferson Duarte

Missão:
Pesquisar, documentar, preservar, difundir e atualizar o patrimônio cultural, material e imaterial, da região Nordeste do Brasil, atuando com base numa Educação transformadora e como agência social, com vistas a contribuir, junto aos movimentos da sociedade, para a construção da cidadania plena em nosso País.

Informações de contato

Matéria Original Blog Cajumanga

Fonte: Página do Facebook

Site FUNDAJ

Telefones: (81) 3073-6340 e (81) 3073-6332

Endereço: Av. 17 de Agosto, 2187 – Recife, Brazil

E-mail:  museudohomemdonordeste@fundaj.gov.br

Fotos: Flickr Celophanico


Anúncios

4 Respostas para “Gilberto Freyre e construção da imagem do Homem do Nordeste

  1. Pingback: Os “Caminhos do santo” e a peregrinação para São Paulo « Celophane Cultural·

  2. Jefferson adorei a matéria sobre o Museu! Fotos lindas e o conteúdo desperta a vontade de conhecer. Tenho certeza que muita gente vai se inspirar em visitar nosso museu depois de ler. E obrigada pelo carinho com TODA equipe.
    Bjs
    Silvana Araujo

  3. Grande Jefferson, matéria como esta tem que ser vista em todas as plagas.A perfeição é plena. Não só das fotos,o conteúdo mostra como voçê conhece esta casa como ninguem.Parabéns prá voçê. E muito obrigado por tudo que voçê explanou da nossa casa.Volte sempre. Um abraço do amigo Edelson Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s