Cabaceiras, a cidade Paraibana onde o rei é um Bode

 

O Celophane Cultural visita uma cidade pra lá curiosa: Cabaceiras no sertão da Paraiba, onde as casas são verdadeiros cenários, os sertanejos são artistas de cinema e os bodes que são coroados como reis.

 

Foto: Izan Petterle

O termo Cabaceiras originou-se de uma planta do mesmo nome, muito abundante na região.

A planta cabaceira é rasteira, de folhas grandes e produz a cabaça, um fruto de forma oblonga. Quando seca, serra-se a parte superior em forma de gargalo, transformando-o em um ótimo recipiente de água e também muito utilizado em cerimônias religiosas e artesanato. Ver a matéria:  Cabaça, fruto da diversidade Brasileira


fonte: http://fuleiragem.typepad.com/ - Cabaças penduradas numa feira livre de Campina Grande - PA

O município é conhecido como a “Terra dos Cruzeiros”, dos quais os mais importantes são: Cruzeiro da Pedra, do Rosário, do Século e da Menina.

Cabaceiras fica localizada na região do cariri paraibano e sua vegetação típica é a caatinga. A região é famosa por ser a que menos chove no Brasil. Este baixo índice pluviométrico confere ao local uma luminosidade diferenciada fazendo com que muitos cineastas escolham a cidade e seus arredores como cenários para suas produções. Está a cerca de 300 metros acima do nivel do mar e localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema,na região dos cariris velhos a 180 km de João Pessoa e 50 km de Campina Grande.

Foto: Kenia Ribeiro - http://kenia.art.br

Roleiúde Nordestina

Cabaceiras não ganhou o apelido de “Roliúde Nordestina” à toa. Ali, segundo Leal, idealizador do projeto, já foram realizados 23 filmes brasileiros – o primeiro deles em 1924 e o ultimo “O romance de Tristão e Isolda”, de Guel Arraes. A lista de filmes que utiliza Cabaceiras como cenário inclui os recentes “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “Auto da Compadecida”, “São Jerônimo”, “Viva São João” e “Canta Maria”, entre outros.

O projeto “ROLIÚDE NODESTINA” teve apoio do programa BNB Cultura onde foi selecionado na edição 2007. Visa basicamente preservar, estudar e divulgar as produções cinematográficas que foram realizadas em Cabaceiras.

OBJETIVO: Instalar e implantar no município de Cabaceiras, um centro voltado para o estudo, preservação, exibição e fomento de realizações cinematográficas e afins que tenham sido realizadas , total ou parcialmente, no município

MEMORIAL CINEMATOGRÁFICO : O projeto tem como elemento central  a implantação do Memorial Cinematográfico, onde estão guardados, para estudos, objetos, materiais utilizados nas filmagens, roteiros, fotos, depoimentos,críticas, além de cópias dos filmes. O acervo serve de material didático para realização de oficinas.

METAS : Implantar um núcleo especial para estudos do turismo nordestino.
Adquirir cópias dos filmes realizados.
Incrementar o turismo e a cultura local, com a realização de eventos permanentes ou em datas determinadas, enfocando o acervo desses filmes.
Aquecer a economia com a geração de emprego e renda.

Também foi  implantado letreiro alusivo ao projeto “ROLIÚDE NODESTINA”. O letreiro é uma criação do artista plástico João Crisólogo e tem 70 metros de comprimento por 3 de altura. Trata-se de um OUTDOOR, dividido em (17)dezessete placas, cada uma, medindo 5m X 3m (15m) cada, instalado no alto de uma serra, nas proximidades da cidade de Cabaceiras.

A Festa do Bode Rei

Em Junho Cabaceiras se prepara para coroar o Bode Rei e faz uma festa de arromba para o evento, recebendo por volta de 200 mil turistas e movimentando o capital de uma economia que vive da cultura caprina.

Foto de Heitor Salvador. Fonte: http://www.flickr.com/photos/heitorsalvador/

Para exaltar o animal mais querido da região, o festival recria o cenário de antigos castelos, com direito a muradas reais, praças e até uma residência real para a “sua majestade”, o bode rei. E não é só. Além de um “desfile real”, em Cabaceiras bode tem direito a hino oficial e até a estátua no centro da cidade.

Culinária Bodistica

Um dos maiores atrativos da Festa do Bode Rei, com certeza, é conferir as novidades da culinária bodística. E aí não faltam opções de pratos para quem aprecia essa carne de sabor leve e exótico. Há de tudo feito à base de carne e leite caprino: vai da famosa Buchada de Bode até a carne-de-sol de bode, linguiça e almôndegas à base de bode, até o mecbode e pizza bode. O visitante ainda pode experimentar a pinga bode, achocolatado, e os queijos feitos com leite de bode. As opções são tantas que todos os anos a feira realiza o Concur-so da Culinária Bodística e o Concurso Nacional da Buchada.

Receita de Buchada de Bode – fonte: www.receitastipicas.com

Artesanato de Bode
Na Praça do Bode (Praça do Artesanato) o couro do bode vira arte pelas mãos de artesãos e são exportados para o mundo .
Há, em pleno funcionamento, várias famílias trabalhando com o artesanato de couro, na confecção de carteiras, cintos, bolsas, botas, chapéus, arreios, selas, mantas, ternos de couro, sandálias, etc.

O Forró do Bode

Festa na Paraiba tem que ter forró. Segundo os organizadores: “Os melhores nomes do forró pé de serra do Estado da Paraíba estarão presentes no nosso município, então isso vai dar uma força a essa questão cultural da Paraíba de uma forma geral e do Nordeste”.

As Atrações Bodisticas

Entre as atrações da festa, merecem destaque as cuirosas

– Coroação do Bode Rei

Concurso Gigante pela Própria Natureza” – competição para a escolha da maior Cabaça, maior bode e maior chifre.

– Lançamento de CDs com músicas sobre o Bode – CD exclusivo com músicas que falem sobre o bode.

– Be Be Bode (Big Brother do Bode) – eleição do Bode Beleza via Internet.

– Fórmula Bode: fórmula 1 da caprinovinocultura. Acontece numa pista de corrida em baterias eliminatórias de três animais. As características do animal como a teimosia, dá um tom humorístico à competição.

– Pega Bode: Luta do criador em controlar o animal dentro no seu ambiente natural no menor espaço de tempo.

– Gincana do Bode: Realização de diversas tarefas relativas ao bode e outras relativas à gastronomia bodista;

Concurso da Garota Bode Rei : Escolha da Rainha da Festa.

Concurso seleção da melhor Buchada : Competição de barraqueiros e cozinheiros para presentar o prato mais bonito e mais gostoso da buchada.

Cabra Leiteira: competição de criadores, visando avaliar o desempenho leiteiro do rebanho em disputa.

– Arrastão do Bode: arrastão de forró puxado por um bodotrio pelas ruas da cidade.

Desfile da comitiva real: Desfile em carro caracterizado do Bode Rei e Cabra Rainha pelas ruas da cidade.

foto: Kenia Ribeiro -

Gostou? então coloque no seu calendário de Viagens: Junho: Passar o São João em Campina Grande,  maior São João do Mundo e depois visitar Cabaceiras esta cuirosa festa na cidade mais famosa do cinema Braisleiro.

Fontes:

www.festadoboderei.com.br

www.obeabadosertao.com.br

www.mercosol.com.br

Ensaio fotográfico de Kenia Ribeiro – Cabaceiras – PA



Anúncios

6 Respostas para “Cabaceiras, a cidade Paraibana onde o rei é um Bode

  1. SIMPLISMENTE FANTÁSTICO!
    SABER DA
    FELICIDADE,
    SIMPLICIDADE,
    CULTURA E FOLCLORE DO NOSSO POVO,
    COISAS DE BRASIL, GRANDE RICO E INTERESSANTE .
    PARABÉNS E OBRIGADO
    JOSE AMERICO
    ILHA SOLTERIA/SP/BRASIL

    • Caro José Américo
      Fantástica é esta Internet que aproxima as pessoas
      possibilitando uma comunicação que talvez fosse impossivel de outra forma.
      É muito bom descobrir pessoas que amam a nossa rica e encantadora cultura, assim como eu.
      Obrigado

  2. Conheci Cabaceiras hoje numa reportagem de Nádia Bochi no programa Mais Você sobre a cidade onde conhece uma senhora(Dona Iraci), figurante do filme Auto da Compadecida. Pesquisando melhor encontrei esse site sobre a cidade e adorei saber que existe este lugar muito rico em cultura e filosofia de vida, e que nunca conheceríamos sem os meios de informação.
    Parabéns Cabaceiras por tudo que oferece, e principalmente pelo seu povo. Adorei te conhecer dona Iraci, você é um exemplo de vida.
    Link da reportagem:
    http://maisvoce.globo.com/videos/t/programas/v/equipe-pernoita-em-cabaceiras-e-conhece-familia-muito-religiosa/1981966/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s