Dia 21 Set é um dia de heróis

Já faz parte da nossa cultura um termo importante e necessário a cada dia que passa: ACESSIBILIDADE

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, é um dia de relembrar as pessoas que tornaram possíveis várias conquistas que vemos hoje na área de acessibilidade. Para saber mais quem foram estes verdadeiros guerreiros homenageados e inspiradores dos que ainda hoje lutam por um ideal: “O Desenho Universal” ou melhor uma total acessibilidade em todos os sentidos, convidamos a quem ainda não conhece esta parte da história, quase invisível, mas que com 30 anos tem uma importância muito grande para a sociedade, convido a todos a visitar o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência que tive o prazer de ser o responsável junto á Yara Candotti da Expografia e montagem.

O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência reúne em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que viabilizaram conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Memorial da Inclusão

O Memorial da Inclusão visa também registrar e resgatar um dos períodos mais importantes da história sócio-cultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80 e que culminou, no ano de 1981, com a criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência (AIPD), pela Organização das Nações Unidas (ONU).

o Memorial da Inclusão é o maior e o mais completo da América Latina. “A transformação da sociedade retrata a conquista dos direitos da pessoa humana com foco na pessoa com deficiência e seus familiares e refletindo-se nos profissionais da saúde, educação e cultura, enfim, em toda a sociedade. Esta exposição permite reconhecer às histórias das lutas e conquistas das pessoas com deficiência”, afirma a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

Com curadoria de Elza Ambrósio e Projeto Cenográfico, de Expografia e Iluminação a cargo dos cenógrafos Jefferson Duarte e Yara Candotti , o Memorial da Inclusão reúne o que há de mais moderno em materiais expográficos e tecnologias de escuta e leitura, além de acessibilidade física. A exposição é composta de 12 ambientes, alguns independentes e completos que abordam cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física. Outros ambientes mostram a unificação das lutas, conquistas e direitos adquiridos da pessoa com deficiência em geral.

“Os jovens com e sem deficiência acham que as rampas, as leis e a sinalização sempre existiram. Há 30 anos não se pensava em acessibilidade. E o que queremos mostrar é que, graças aos movimentos para a conquista dos direitos das pessoas com deficiência, assistimos a criação do Desenho Universal, implantado nesta exposição, para atender a todas as pessoas”, explica a curadora.

Um dos destaques, a Sala Preparatória dos Sentidos, será um local escuro, com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. A ideia é a de que o visitante reflita sobre a importância dos sentidos como tato, visão e audição.

Outra novidade viabilizada pelos cenógrafos foi a instalação de sound tubes, para pessoas com deficiência visual que não leem em braile. Ao se colocar sob estes equipamentos, que fazem a audiodescrição dos painéis, a pessoa poderá ouvir toda a história contada na obra. Ainda sob o sound tube, há uma bancada com o texto em braile.

“Aproveitamos a estrutura original e circular do espaço e fizemos outra que propiciasse ao visitante ser o eixo da circunferência, esteja ele em qualquer ponto da exposição. Isso dá uma dimensão de integração e de democratização ao espaço, preservando a obra de Oscar Niemeyer”.

Ambientes da exposição

Além da Sala Preparatória dos Sentidos, a exposição ainda terá 11 ambientes compostos por painéis com logotipia recortada e aplicada em alto relevo. Todas as informações são apresentadas em letras legíveis para baixa visão, em alturas acessíveis ao visitante em cadeira de rodas e textos em braile.  Neste espaço inicia-se também o piso tátil, presente em toda a exposição.

“Movimento Social” inclui fotografias de 60 pessoas engajadas no movimento de luta pelos direitos da pessoa com deficiência.

No ambiente “Direitos” o visitante conhecerá as conquistas legais nacionais. Destaque especial ao  o ambiente “AIPD 1981”, que traz fotografias, documentos internacionais, citações e reflexões originários de pessoas que participaram do movimento de criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, em 1981.

O ambiente “Do Asilamento à Autonomia” trata da questão da inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade. O espaço “Sociedade e Suas Linguagens” aborda as mudanças na terminologia referente às pessoas com deficiência, desde os tempos antigos até a adotada nos dias de hoje, e chama a atenção para as barreiras atitudinais, que consistem no preconceito relacionado às pessoas com deficiência.

“Os Sentidos na Comunicação” é voltado para as deficiências sensoriais, cujas expressões serão ressaltadas em salas com colorações diferenciadas, para ideia de introspecção e silêncio.

“Esportes” conta com imagens que apresentam a história do esporte e suas diferentes modalidades, cujo conceito será o de ‘eliminar estigmas, derrubar preconceitos e quebrar recordes’. Monitores apresentam imagens referentes à prática esportiva.

Serviço:

Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Memorial da América Latina.

Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP – próximo à estação do metrô e da CPTM.

2ª a 6ª das

Site do Memorial da Inclusão

Album de fotos do Memorial

Videos sobre o Memorial da Inclusão:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s