É muita Festa e Literatura no ar… FLIP 2010

FLIP – Paraty – RJ – 04 a 08 Agosto

Enquanto Sampa se prepara para a Bienal do Livro, a lindérrima e chiquérrima Paraty no Rio sedia uma festa, mas é uma festa literária, a  FLIP um dos mais importantes eventos internacionais de Literatura.

Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Ao longo de suas edições seguintes, a Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip . Programação Principal, Flip – Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

Homenageado:

Gilberto Freyre
O Brasil como personagem

Com a crescente atuação do Brasil no cenário internacional, bem como o bom desempenho da economia e a seleção do país como sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a escolha de homenagear o autor que primeiro analisou a constituição da sociedade brasileira sob perspectiva positiva promete incentivar acaloradas discussões em Paraty. Apesar de não ter sido primordialmente ficcionista como os homenageados anteriores da Flip, Gilberto Freyre foi o mais literário dos pensadores sociais brasileiros. Neste ano, mais que uma efeméride ou movimento editorial importante, o que motivou a decisão foi o momento particular que vive o Brasil. Já faz algum tempo, desde o centenário de Gilberto Freyre, em 2000, que trabalhos importantes vêm sendo publicados sobre o autor e que o debate em torno da obra está aceso. A homenagem da Flip é mais uma ação nesse contexto mais amplo de recuperação e reavaliação de seu legado.

Uma Exposição sobre a vida e obra de Gilberto Freyre é uma das atrações,

com o material cedido pela Fundação Gilberto FreYre:
Fundação Gilberto Freyre

Detalhe do Cenário (observado mais atentamente devido a minha profissão) com uma bela utilização da Ilustração tema da Flip deste ano. Não posso comentar mais pois não encontrei informação em nenhum local, mas já pedi via mail a ficha técnica e informações sobre a autoria da imagem e cenário. Assim que tiver essa informaçõa forneço mais detalhes. Mas ficou muiiiito lindo.

Retirado do site: Site oficial da FLIP 2010

Fotos: flipfestaliteraria

Jeffcelophane

Anúncios

2 Respostas para “É muita Festa e Literatura no ar… FLIP 2010

  1. O que dizer? O brasileiro não lê porque não quer, porque incentivo a isso tem e bastante. Claro que há uma série de outros fatores a considerar, como o preço dos livros (já comentado no post anterior), mas ninguém pode reclamar que a cultura não tem espaço. E que venham mais eventos como esse, pra promover a leitura e encher nossos olhos com esse belo visual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s